segunda-feira, 26 de abril de 2010

MALO TOJO WINES - Quinta de Catralvos (Azeitão)


A MALO TOJO, empresa inserida no grupo empresarial MALO GROUP desenvolve actualmente dois projectos de enoturismo, a Quinta de Catralvos, em Azeitão e o Monte da Charca, em Pegões.

A Quinta de Catralvos tem uma área total de 26 hectares. A vinha, com 22 hectares, foi totalmente reconvertida entre 1990 e 2001. As castas plantadas são predominantemente de uva branca com o Moscatel, Fernão Pires, Arinto, Chardonnay e Verdelho.

Em 2002 terminou na Quinta de Catralvos a construção da adega nova. A capacidade de produção e armazenagem de vinho é de aproximadamente 1.000.000 de litros.

Para além da referida produção vitivinícola, a Quinta de Catralvos desenvolve desde 2005 um projecto de enoturismo com 5 quartos, restaurante com capacidade para 60 pessoas e um salão de festas e eventos para 400 pessoas.

O Monte da Charca tem uma área total de 80 hectares. A vinha com 55 hectares, foi totalmente plantada entre 2000 e 2003. As castas plantadas são de uva tinta como a Touriga Nacional, Syrah, Aragonês, Castelão e Alicante Bouchet.

Para além da referida produção vitícola, o Monte da Charca desenvolve desde 2006 um projecto de turismo rural.

Vinhos

Os vinhos brancos da Malo Tojo Estates são o resultado da expressão da Natureza e do terroir que envolve as vinhas da Quinta de Catralvos, que se situam no sopé da Serra da Arrábida.

O pico do Formosinho (501m) a Sul da Quinta de Catralvos, funciona na Serra da Arrábida como a transição entre o clima de influência marítima mais ameno e o clima com maior influência “continental” mais a Norte. Desta maneira o clima em Catralvos tem maior influência “continental” com noites frias, no entanto, a sua proximidade do Oceano faz com que as manhãs sejam frescas e com neblinas, acompanhadas de ligeira brisa marítima. Os solos são argilo-calcários com baixo teor em matéria orgânica e água portanto pouco férteis e áridos.

O resultado deste terroir, são vinhos brancos muito aromáticos, frescos, elegantes, equilibrados e pouco alcoólicos. São complexos e com carácter, expressando bem o terroir único da Serra da Arrábida.

Os nossos vinhos tintos provêm das nossas vinhas plantadas em Canha.

Trata-se de uma zona plana que faz parte de uma mancha de arenáceos do Pliocénico pertencente à ordem dos solos pdzolizados. O seu clima apresenta afinidades mediterrâneas e continentais, caracterizando-se, fundamentalmente, pelo tempo seco e quente no Verão e Invernos chuvosos.


Os vinhos tintos apresentam características de clima quente, próprias de vinhas que estão implantadas em zonas com deficiências hídricas. São carregados na cor, com aromas de fruta vermelha e preta madura a sobre-madura, encorpados na boca, com surpreendente acidez, taninos firmes e persistentes.

Na celebração do centenário dos 100 anos do Moscatel de Setúbal, lançámos a nossa primeira marca que vai já na segunda edição - Malo Moscatel de Setúbal Superior 2003. Este ano mais um Moscatel de Setúbal com a nossa assinatura está no mercado pronto a ser desfrutado, trata-se da colheita de 2007.

Actualmente produzimos 450.000 garrafas, das quais 100.000 são de vinho branco e as restantes de vinho tinto, o Moscatel de Setúbal representa cerca de 7.000 garrafas/ano. Todo o vinho que produzimos é de uvas provenientes dos nossos 77ha de vinhas que produzem em média cerca de 750.000kg de uva.








Sem comentários:

Enviar um comentário